Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ornitorrinco

Acho que um dos animais que causa mais espanto e curiosidade é o ornitorrinco. Há alguns anos atrás ganhei da minha amiga Vanesa essa prenda...




 Espanto geral de todos!! e sou obrigada a ouvir coisa do tipo: 
( que bicho é esse?, que coisa é essa?, nossa que esquisito!, credo!) e por aí vai...
" Mas  que droga! será que sou a única que acha essa criatura,que parece que foi criada com sobras de outros seres, uma coisinha fofa!!  "


Recém-nascido








Pois bem, o  Ornitorrinco é
um mamífero da família (Ornithorhynchidae) da ordem Monotremada. È um animal incomum, por algumas características bem peculiares. O ornitorrinco é mamífero, ou seja, a fêmea da espécie alimenta os filhotes com seu leite. Porém a fêmea do ornitorrinco não dá a luz aos filhotes. Ela põe ovos. Aliás, o ornitorrinco tem o bico semelhante ao dos patos, que são ovíparos. 
O ornitorrinco vive na beira de rios, córregos e riachos na Austrália e na Ilha da Tasmânia. Locomove-se bem em terra  e na água. É um ótimo nadador graças a seus pés palmados e a sua calda em forma de remo, podendo ficar submerso por até 5 minutos. Ao entrar na água, esse curioso animal fecha os olhos e o ouvido. Sua pele espessa o protege embaixo da água.
Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e cobras.
Somente enquanto está dentro do ovo, o ornitorrinco possui um único dente na ponta do bico, o chamado dente do ovo, que lhe serve apenas para furar a casca do ovo, perdendo-o logo em seguida. Quando os filhotes nascem, a fêmea usa a cauda para puxá-los para junto de si, com o objetivo de amamentá-los. Os filhotes ficam meses no ninho, pois nascem cegos e pelados. São desmamados quando chegam a aproximadamente 30 cm.
Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem exporões venenosos, que o animal usa para sua defesa.
O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos, peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando adultos, os ornitorrincos não tem dentes, por isso, usa as placas córneas das maxilas para a mastigação.
Pouco sabe-se a respeito da reprodução dos ornitorrincos. O que se sabe é que ele só esta preparado para a reprodução após os sete anos. Na época de reprodução, normalmente nos meses de julho e agosto, seus órgãos reprodutores, tanto dos machos quanto das fêmeas aumentam de tamanho.
Considerando a calda, o ornitorrinco pode chegar a medir 60 cm de comprimento. Ele chega a viver por 15 anos.

Tenho minha pelúcia até hoje, e posso dizer com certeza que esse foi o presente mais inesperado,criativo e bizarro que já recebi... Amo meu ornitorrinco!!!!

fonte: InfoEscola

30 comentários:

  1. Ana, quer dizer que se o presente é bizarro é meu?! Pode se explicando! rssss
    Os pobres ornintorrincos são bichinhos muito incompreendidos. Se eu tivesse um, ia levar ele na minha mochilinha comigo o tempo todo. E ia ensinar ele a morder os chatos do caminho.
    Mas só queria um depois de crescido, pois quando bebês eles se parecem com um frango congelado e isso me assusta muito!

    ResponderExcluir
  2. To aqui imaginando quem seriam os chatos que iam levar uma mordida merecida...rssss

    ResponderExcluir
  3. Detesto bichinhos de estimação, mas esse aí mudou minha opinião! Será que encontro um desses no pet shop?

    ResponderExcluir
  4. Oi,sou a Laiz de 11anos e eu adoro os ORNITORRINCOS.Eu queria saber mais sobre meu animalzinho favorito.Será que eu posso comprar ou adotar um?Mas eu queria um,tipo o da segunda foto e por acaso ele solta pelo?É porque eu tenho alergia.

    ResponderExcluir
  5. Tambm acho lindo esse bichinho !!!
    E Com certeza não éh sóh vc q ama essas coisinhas fofas !!!
    Ainda bem, imagina quantos precisam ser amados !!!
    Parabéns, pela sua pagina !!!
    Bjussss

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu ornitorrinco,eu também queria um...
    Eu até acho meio estranho quando ele nasce,por causa da cor dele...
    Eu tenho uma tartaruga e gosto muito dela,ela é bem pequenininha,mas quando ela chegou era bem menor...
    Eu achei esse seu bichinho muito lindo e muito fofo!!!
    Parabéns por esse seu bichinho tão lindo!!!

    ResponderExcluir
  7. esse tipo de animal n pode ser criado em cativeiro (em residencia) ele morre c n estiver no seu habitat natural

    ResponderExcluir
  8. Adoooroo ornitorrinco.
    Nunca vi nenhuma pelúcia dele, alguém sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  9. obrigada pelas postagens e fico feliz em saber que existem pessoas que não se deixam levar pelas aparencias! O meu ornitorrinco é de pelúcia,esse da primeira foto. Realmente não se pode criar um bichinho desses em casa :)

    ResponderExcluir
  10. todos falam q ele é muito fofo eu concordo mas ninguem dis o quanto ele é estraordinario e fantastico por ser diferenciado de outras especies e ter tantas abilidades,pois certos animais q são amados e venerados pelo homem ñ fasem metade do q o ornitorrinco fas,eu acho ele ZIK@.Mas tem um animal q se destaca dos outros so ñ sei se é por coisas boas ou ruins esse animal se chama HOMEM em seu tempo de ira causa dor desgraça e muita infelicidade, mas pelo contrario ajuda fortalence a alma de seu ser. pois esse ñ vi ninguem criticando.Y LS2VE ORNITORRINCO.

    ResponderExcluir
  11. esse bichinho é uma gracinha meu deusoooo!muito fofoooo!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. ( Não quero que ninguem saiba que eu so ) Para mim eu gostava de ter um ornitorrinco tal como o do Phineas :) assim podiamos ser bons amigos KKKK xD

    ResponderExcluir
  13. Criar ornitorrinco em casa é muita ignorância, santo cristo....

    ResponderExcluir
  14. ele é lindo eu criaria um sim não vejo o porque dessas pessoas se espantarem isso é falta de conhecimento ele é apenas um animal diferente entra tantos outros olha eu acho ele muito lindo fofinho amei :D

    ResponderExcluir
  15. Eu criaria sim um ornitorrinco e se chamaria Perry porque não??? todos os animais são especiais e esse merece atenção especial!!!!

    ResponderExcluir
  16. O ornitorrinco e muito fofo tem jente que acha ele feio mas eu nao acho nao

    ResponderExcluir
  17. lindo eu adoro todos os animais exceto barata. ate ratos eu tenho peninha deles... claro que nao fico alimentando ratos, recolho aimentos, nao deixo sujeira obviamente nao quero doenças, mas tenho dó, pois Deus nao fez essa imundicie de rios, ele fez tudo limpo, os homens sujam tudo e os animais adoecem.

    ResponderExcluir
  18. o da segunda foto é um dilhote de uma équidna, não um ornitorrinco

    ResponderExcluir
  19. a eu qro um bixinho de pelucia alguem sabe onde tem ??

    ResponderExcluir
  20. ornitorrinco nao se cria em casa ele tem que viber em seu abtar nstural se nao ele morre e melhor ter do que deixa morrer eu tbm achoque nao vende nen adots aki no brasil.

    ResponderExcluir
  21. amoo amoo amo ornitorrinco eles são muito fieis aos seus pares aqui em Mongaguá litoral paulista tem um casal lindo no posso das antas ♥

    ResponderExcluir
  22. Querida, tens de fazer um blog que respeite esses seres. O Ornitorrinco é super fofo e mesmo que não fosse não tens direito de falar assim de alguém. Pois não existe bicho feio nem estranho existe uma pessoa besta que sabe que é feia e não diz aí para se sentir melhor procura defeito nos outros.
    Só para saberes TENHO 12 ANOS.♥

    ResponderExcluir
  23. BLOG DE MERDA. PORRA FAZ ALGUMA COISA INTERESSANTE. VAI TOMAR NO CÚ. BANDO DE GENTE BURRA. SEUS FILHO DA PUTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeite os outros! Caso não tenha percebido isso é um blog sério.

      Excluir
    2. SEU BABACA!!!!!!!!!!!!!

      Excluir