Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Luso canino

Estamos também em Portugal e aqui todos adoram os nossos amiguinhos.Vamos comentar a diferença dos nomes de raças pouco conhecidas aqui no Brasil. Neste espaço Luso Canino, iremos começar por mostrar a origen do Castro Laboreiro, que é uma raça funcional, designado como cão de guarda, na vigilância e na proteção dos rebanhos. Trata-se exclusivamente de um cão direcionado ao gado, ou seja; um cão que foi ao longo dos anos determinado para uma função específica - a de proteger os animais domésticos dos ataques dos predadores, como sejam o lobo (animal hoje ainda existente) e do urso (animal hoje já extinto). O Castro Laboreiro apresenta um comportamento muito peculiar, que o torna muito eficiente em sua função. As suas fêmeas geralmente são menores em relação aos machos, embora exista variações, dependendo das linhagens. O seu peso varia entre os 30 a 40 kg para os machos e os 25 a 35 kg para as fêmeas e a altura ao garrote definida para os machos, varia entre os 58 e 64 cm e para as fêmeas e entre os 55 e 61 cm (com tolerância de + 2 cm).

O Castro Laboreiro tem o nome do sua localidade de origem, uma freguesia perdida entre montanhas, que se caracteriza por ter estado praticamente incomunicável com o exterior durante anos - falamos de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, localizado no Alto Minho em Portugal.

Uma curiosidade é que nesta localidade,em Castro Laboreiro, normalmente os "caezinhos" andam a solta pelas ruas, mas não fazem mal a ninguém ...







fonte: C.C.C.L. - Clube do cão de Castro Laboereiro

2 comentários:

  1. Adorei seu post!! não conhecia essa raça... super bacana!!

    ResponderExcluir
  2. Preservamos, Recuperamos e Seleccionamos as tradicionais linhagens de cães de trabalho de Castro Laboreiro.
    Visite-nos em: www.villalaboreiro.com

    ResponderExcluir