Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Passeando com meus cães - Coprofagia


Passeio com cães de todas as cores, tamanhos, sem preconceito com tomba lixos nem regalias extras para os de pedigree: "todo cão merece o céu"!  Mas invariavelmente, nós, passeadores, nos deparamos com aqueles que curtem fazer uma farra, como se a rua fosse a Apoteose e eles os destaques da escola de samba Unidos das Patinhas Uivantes. Mas me peguei pensando em trazer para o Blog algumas coisas que passei...

Uma coisa interessante é essa questão da Coprofagia (eles se alimentarem do côco alheio nas ruas). É um nojo, viramos a cara, reclamamos, eu mesma digo: "não acredito que você me passou a perna e comeu isso! arght..." Isso parece leite que está fervendo, você cuida o tempo todo, mantém a guia curta em locais duvidosos, fica de olho em tudo que possa ter no chão (porque cacos de vidro e guimbas de cigarro ainda aceso são um perigo para as patinhas da feras) mas o tal do côco vem do nada! e o bichano nem pisca, acolhe com alegria a guloseima.  Vejam bem, seres humanos "normais" não comem feses, mas os ancestrais caninos: os lobos, procuravam se alimentar de feses como uma forma de ampliar sua dieta.  Por mais "eca" que isso seja para a nossa opinião, para eles isso é mais que normal, é praticamente como um petisco dado como estímulo positivo, e é bem dificil de retirar esse hábito do animal - embora não impossível.


Recentemente percebi que uma das minhas ferinhas adotou esse hábito após um impulso normal de matilha de acompanhar a ação de outro cão.  Como duas crianças que estão numa boa até que uma olha para "aquele brinquedo" enquanto eu estava preocupada em recolher rapidamente a "produção" deles. Eu não reparei que naquele pequeno pedaço de terra havia algo mais escondido... um prêmio para meus super bem comportados peludos: a maior das guloseimas! e foi rápido: me virei, vi o movimento dela já abrindo a boca, falei com tom mais grave: "não!" firme, não precisa berrar com seus bichos porque eles não são surdos, mas assim como nossos filhos, quando estão ligados em alguma coisa é difícil trazer o foco, por isso ao mesmo tempo (cobra criada que sou! super esperta!! ahaaammm) fui trazendo ela pra mim, puxando a guia - o que não precisava muito porque ela estava já próxima - mas meu amoroso, curioso e competitivo Inácio tinha sido fisgado pelo "brinquedo" e NHAM! ...

... a sensação que temos nessa hora é a de que fomos feitas de idiotas ...

Já de cara no chão, autoestima baixa, me sentindo praticamente "traída!" (exagero, rs), só pude lamentar para o Inácio: "Até tu agora, companheiro!?!?"

Pensei eu que seria um evento isolado o dele, mas para meu espanto, ele curtiu a experiência! E nessa semana me mostrou que agora terei de cuidar também com ele nesse sentido, mas tudo bem!  Vai uma dica de um adestrador experiente chamado Henrique, daqui do Grajaú: dê pequenos pedaços de abacaxi para os cães que têm o hábito de comer as feses dentro de casa, dele mesmo ou dos outros cães. O abacaxi vai diminuir sensivelmente o "sabor tão apreciado" pelo guloso da casa!  Administre pequenos pedaços de abacaxi e observe se o comportamento vai apresentando melhoras.  Caso o "tratamento" não apresente nenhuma mudança dos sintomas, entre em contato com seu veterinário, ok?!

Mas é isso, ainda assim são lindos! Caminhamos super bem juntos e a alegria deles ao sairmos é sempre uma jóia, porque naqueles dias em que as coisas parecem não estar muito legais com a gente, são "eles" que nos dão coragem e ânimo para seguir em frente, repensar, tentar fazer diferente, e mais que tudo: curtir a vida!

Tenham um excelente final de semana! Vocês e seus bichanos ;)

Ah sim, alguns sites têm matérias interessantes, eu gostei muito desse: Coprofagia: vamos entender? 

Um estudo mais aprofundado foi o do Dr. Mauro Lantzman: Coprofagia em Cães

Nenhum comentário:

Postar um comentário