Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Animais incompreendidos...

Uma homenagem à Rúbeo Hagrid! 
                                         
  "A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados."      
                  (Mahatma Gandhi)


                                                      


                                                                   URUBU


Os urubus estão no topo da cadeia alimentar e não possuem inimigos naturais.Eles se reproduzem facilmente e se aproveita de toda a degradação ambiental da cidade realizando uma incrível limpeza no meio ambiente.


                                                                  Gambá




Além de se alimentar de aves e seus ovos, o gambá tem especial predileção por sangue. Por isso, é conhecido como sanguinário. Abre o pescoço, abaixo da cabeça, e rompendo a jugular de suas vítimas, se sacia com o sangue que jorra. Sacrifica quantas aves puder apanhar, mesmo não bebendo o sangue de todas. A seguir, entra num estado de torpor profundo, sendo encontrado pela manhã, ainda inebriado ou em êxtase, como de ressaca. Deste fato surgiu a crença que basta por uma caneca com pinga no galinheiro, que na manhã seguinte o gambá estará totalmente embriagado. Do fato surgiu o dito: "bêbado como um gambá". Porém, esta preferência por álcool nunca foi observada e comprovada pela Ciência.
Provavelmente por estas histórias, algumas lendárias e outras com fundamento científico, o gambá é visto em muitas regiões com certa antipatia. Mesmo sendo marsupiais inofensivos e muito úteis ao homem por apresentarem um grande "menu", o que reflete no controle do ecossistema, isso não impede que estes mamíferos sejam mortos corriqueiramente.

         

                                                              Morcego




São os únicos mamíferos com capacidade real de vôo. Apresentam hábitos crepusculares e noturnos e parte significativa das espécies orienta-se pela ecolocalização, emitindo sons de alta freqüência, inaudíveis ao homem. 
Os morcegos são importantes pois comem toneladas de insetos por ano. Um bom e esperto morcego insetívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle de população. E também...



  1. São responsáveis por dispersar sementes de árvores e outras plantas à longa distância. Mais de quinhentas pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.
  2. Auxiliam na reprodução de centenas de espécies de plantas, visitando as flores como fazem de dia os beija-flores e as abelhas, e assim transportando o pólen de flor em flor
  3. Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo roedores e gafanhotos, controlando pragas que causam grandes prejuízos à agricultura
  4. São largamente empregados em pesquisas científicas, incluindo a ação de medicamentos que, no futuro, poderão ter aplicação em humanos.
  5. A saliva do morcego vampiro comum tem forte ação anticoagulante
  6.  A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares .
  7. As fezes dos morcegos constituem excelente adubo natural (guano). Foram intensamente exploradas até ao desenvolvimento de adubos industriais.
  8. guano de morcegos é a principal fonte de nutrientes em muitas cavernas, portanto os morcegos sustentam muitos desses ecossistemas.
  9. Têm sido estudados para aperfeiçoamento de aparelhos de sonar e ultra-som
  10. São importantes elos na cadeia alimentar, portanto o seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o homem
  11. Comem traças e com isso ajudam na conservação de livros em bibliotecas 

Textos retirados de diversos sites especializados


Nenhum comentário:

Postar um comentário